A equipe MENINAS TECNOLÓGICAS formada pelas alunas ANA MARIA, LIDIANE, LUCIVÂNIA, POLIANA e VIVIAN, do 2º Normal Médio Turma A, na disciplina Novas Tecnologias, registraram o PROJETO TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO, na escola Jornalista Jáder de Andrade, Orientadas pela Professora CECÍLIA RIBEIRO, na disciplina Educação Indígena.
A turma do 4º Normal Médio , turma que pós em prática o projeto, foi dividida em cinco grupos com os seguintes temas:
1- Danças, Músicas e Instrumentos Musicais.
2- Ervas Medicinais e Comidas Indígenas.
3- Arte Indígena.
4- Linguagens e Brincadeiras.
5- Moradia e Religião.
Os alunos do 4º NMA utilizaram o laboratório de informática para pesquisas referentes aos temas propostos para estudo. Houve planejamento e orientações na sala de aula com a professora CECÍLIA RIBEIRO. Em seguida confeccionaram os recursos que seriam utilizados nas apresentações de cada turma.
1- Danças, Músicas e Instrumentos Musicais.
As turmas do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) se reuniram no auditório da escola com suas professoras para assistir a apresentação das alunas do 4º NMA na disciplina Educação Indígena.
A Professora Cecília Ribeiro fez a abertura com uma oração do índio, logo ápos com a apresentação de fantoches cujo seus nomes eram Cauã e Iracema. Em seguida exibiram um vídeo mostrando as musicas e instrumento utilizados pelos índios
2- Ervas Medicinais e Comidas Indígenas.
Foi feita uma dinâmica onde todos os alunos participaram. Em seguida foram expostos os tipos de alimentos atrativos a sua cultura, com placas apresentando o nome de cada alimento.
3- Arte Indígena.
Foram apresentadas algumas artes indígenas como:
Peneira, feita de palha
Tear, tapetes, redes, etc.
Foram apresentados cartazes com fotos de ocas confeccionadas com palha, fotos de chocalhos, vasos de barro e outros tipos de arte.
As crianças foram convidadas a confeccionarem suas próprias lembrancinhas.
4- Linguagens e Brincadeiras.
Houve exposição de cartazes com o vocabulário indígena e o alfabeto. Foi vivenciado com a turma brincadeiras indígena cujo nome da brincadeira era “vamos brincar de índio
5- Moradia e Religião
Foi feita uma leitura sobre a vida do índio e mostradas os tipos de aldeias e as ocas que eram suas moradias, também mostraram como era a sua religião e os seus rituais
Todo Dia Era Dia de Índio
Composição: Jorge Ben
Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar
Curumim,chama Cunhatã
Que eu vou contar
Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis
Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril
Amantes da natureza
Eles são incapazes
Com certeza
De maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar
Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra,fauna e flora
Pois em sua glória,o índio
É o exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria
Da alegria de viver!
Da alegria de viver!
E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio
Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumim
Terêrê,oh yeah!
Ter
"Oração dos Índios SIOl1X"
Grande Espírito, cuja voz
ouço cantar, cujo alento
vivifica o mundo todo,
escuta-me!
Eu venho em frente a Ti,
como um dos teus
inúmeros filhos.
Olha-me! Necessito da
Tua força e sabedoria.
Permita-me caminhar
olhando
a beleza da natureza,
permita que as minhas mãOS honrem
sempre as Tuas obras e
que os meus
ouvidos escutem a Tua
voz.
Faz de mim um sábio para
compreender
aquilo que Tu mostraste
ao meu povo:
O ensinamento que Tu
escondeste
em cada folha e pedra.
Quero ser forte, não para
ser superior ao meu
irmão,
mas para vencer o meu
maior inimigo:
Eu mesmo.
Faz com que eu esteja
pronto para chegar
à Tua presença com as
mãos limpas,
olhos puros, para que a
minha alma,
quando se for, como o sol
que se põe,
possa chegar a ti sem
envergonhar-se.