Com as novas mudanças nossa escola passou a ser EREM - Jornalista Jáder de Andrade, a partir deste ano irá atender os alunos do Ensino Médio em regime Semi- integral.

Email: ejjatimbauba@gmail.com Fone: 81 3631-5714

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O uso das tecnologias no CHÁ PEDAGÓGICO

A atividade: (Re)inteirando o uso das tecnologias no CHÁ PEDAGÓGICO
Disciplina : Novas Tecnologias
Série: 2º Normal Médio A Manhã
Professora : Cecília Ribeiro



Trabalho 1



Versos de um cordel:
Caminhando com a tecnologia

No mundo em que vivemos
Só há modificações
No mundo globalizado
Fazendo transformações
È o mundo tecnológico
Que nos traz informações


Fazemos uso do microfone
Da câmera e do celular
Com data show e slides
Para assim nos informar
É a tecnologia
Que avançou para o mundo melhorar


O computador nos ensina
A trabalhar em parceria
Estudando e se informando
Toda hora e todo dia
É assim que aprendemos
Com a tecnologia


Hoje a tecnologia
Está bem globalizada
Veja a comunicação
Está bastante avançada
Cabe a nós estudantes
Seguir nossa caminhada
Informada e atualizada.
Equipe: Ana Cláudia da Silva,  Maria Janaína de Oliveira,Mª José de Santana e Marília Lima da Silva
Série: 2ª Normal Médio A


Trabalho 2

EDUCA NEWS noticiários    04 DE OUTUBRO DE 2010
_____________________________________________________________________
CAMINHO PARA O FUTURO.

                            

            Nos dias de 21 á 24 de setembro de 2010, foi realizado o 3° CHÁ PEDAGÓGICO da escola JORNALISTA JÁDER DE ANDRADE, uma semana muito importante para os estudandes do normal médio, pois são dias de muita reflexão sobre as relevantes mudanças sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo desde o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento do novo pensar pedagógico.
            O CHÁ proporcionou uma nova visão do uso das novas tecnologias em todo o processo de execusão não só da prática pedagógica, mas também das palestras no decorrer desses dias.
            Isso ocorreu em atos tão simples, como o uso do microfone, notebooks, caixa de som, DVD, datashow, máquinas digitais entre outras, tudo com a interação do indivíduo, assim a tecnologia foi de grande importância na realidade desse evento, pois ela contribuiu em tudo, ou seja, tornou mais dinâmico o processo de comunicação com o público alvo, fazendo uma aprendizagem mais abrangente.
            Mais toda essa tecnologia se torna inútil se não houver um profissional que sáiba utilizá-la corretamente; por isso nós que fazemos o jornal EDUCA NEWS, prestamos nossos agradecimentos a todos os professores e palestrantes que participarão desse evento, mais principalmente a nossa professora e coordenadora da Central de Tecnologia professora KÊNIA ROCHA que se empenhou para que tudo desse certo no CHÁ PEDAGÓGICO 2010.

Disciplina: Novas Tecnologias
Professora: Cecília Ribeiro
Série: 2º Normal Médio A
Equipe: Erisvaldo de Souza Malaquias ,  Laise Júlia da Silva

          




Trabalho 3

Como sempre as tecnologias estão presentes em nossas vidas, para o Chá Pedagógico não foi diferente, foram utilizados vários recursos tecnológicos, desde as inscrições até atrações culturais.
Apresentações de slides que serviam como recurso visual para as palestras, o som que dava gingado e batuque aos pés que se "mexiam" ao som e ritmo que ecoava.


Poema:
Chá de Que?

Chá de que?
Chá de informação,
tecnologia, sabor e diversão!

Sabor de quê??
Sabor de aprendizagem
tudo isso aqui
na Jáder de Andrade!

Semana de Chá
vem correndo para não se atrasar,
vem logo participar.

Tem atração, informação,
beleza e diversão
É tecnologia para abrilhantar
cada apresentação.

2011 tem mais,
Chá de que, você gostar mais!

Disciplina Novas trecnologias
Professora:Cecília Ribeiro
Série:2º Normal Médio A
Equipe: Ana Maria
                                Poliana Rocha


Trabalho 4
Tecnologia,conhecimento e novas aprendizagens

      Era uma uma vez,um grupo de professoras que decidiram realizar um evento  para as turmas do normal médio da Escola Jornalista Jáder de Andrade.  
Professoras do Normal Médio

      Onde as meninas deram o nome de Chá Pedagógico que significa  CONHECIMENTO,HABILIDADE E ATITUDE (OBS:colocar fotos das professoras que organizaram  o chá )
      Esse Chá teve início no ano de 2008,pois,já faz três anos que a escola realiza esse evento.Assim os alunos tem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre alguns temas que abordam a  educação.
      Esse momento utiliza diversas fontes tecnologicas para a construção do conhecimento como data show, slides , filmadora , maquina fotógrafica  e celulares.

CELULAR:O primeira celular foi desenvolvido pela Ericsson, em1956.O aparelho,muito prosaíco,tinha 25cm de comprimento e 7cm de largura,além de pesar cerca de 1 quilo.

MAQUINA FOTOGRAFICA:O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz(que é o princípio da fotografia)foi o francês Joseph Nicéphore Niépce(1765-1833)que,em 1827,demorou mais de oito horas para conseguir a primeira "fotografia".

CURIOSIDADES:

Filmadora:
FENACISTOSCÓPIO:Em 1832,Plateau inventa um aparelho formado por um disco com várias figuras desenhadas em posições diferentes.Ao girar o disco,elas adquirem movimentos.
PRAXINOSCÓPIO:Aparelho que projeta na tela imgens desenhadas sobre fitas trasnparentes,inventada pelo francês Émile Reynaud(1877).     

FUZIL FOTÓGRAFICO:Em 1878 o fisiologista francês Étienne-Jules Marey  desenvolve o fusil fotógrafico: um tambor forrado por dentro com uma chapa fotógrafica circular.
 CRONOFOTOGRAFIA:Criada por Étienne-Jules Marey,em1887 ao desenvolvimento da cronografia a fixação fotógrafica de várias fases de um corpo em movimento, que até é a propria base do cinema.
 CINETOSCOPIO:O norte amaricano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurad.E,em1890,roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio,o Blak Maria,primeiro da história do cinema.
CINEMATÓGRAFICO:A partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio,os irmãos Auguste  eLouis Lumíere idealizam o cinematografico em    1895.
 MICROFONE:O desenvolvimento do mcrofone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo.Além disso,a invenção foi exatamente necessária nas guerras e combates de qualquer fim, para transmitir e receber mensagens.
        Dessa forma a chá é muito importante para nossa formação docente pois ele abrange todos os pontos da educação do nossa país, também fala da etica da responsabilidade e compromisso que iremos e devemos ter na nossa prática docente,nos propondo a fazer uma pergunta a si mesmo com compromisso e educação.Que profissional serei amanhã?

Equipe: Ana Carolina, Jessica Virginia, Lucimer e Luzivaldo.

Trabalho 5
Reportagem

Os principais momentos do Chá Pedagógico

O Chá Pedagógico que aconteceu nos dias 21 a 24 de setembro de 2010 na Escola Jornalista Jáder de Andrade, foi gratificante para os alunos do curso Normal Médio, teve convidados muito especiais como:
  • Cristiane Chagas, com o tema “Prática Pedagógica e Ética”.
  • Antonio José Barbosa dos Santos, com o tema “Fundamentos Didáticos Pedagógicos”.
  • Arleide Guerra, com o tema, “Gestão e Financiamento da Educação Básica no Brasil”.
  • Ana Lucia, com o tema, “Ensino Fundamental em 9 anos”.
  • Joane Arruda, com o tema, “Prática Pedagógica-A Importância na Formação Docente”.
  • Aldair Menezes, com o tema, “A Pratica pedagógica - Ensinar exige pesquisa”
  • Muriel Farias, com o tema, “A nova Regra da ortografia”.

Mas não podemos esquecer a nossa técnica de tecnologia, Kênia Rocha, foi ela quem administrou os equipamentos tecnológicos como: Data show, que serviu para que os palestrantes abrilhantassem todo o conteúdo de suas palestras para os ouvintes.
O note book serviu para apoiar as atividades desenvolvidas nas palestras.
A filmadora para filmar as palestras, e a câmera fotográfica para tirar fotos dos palestrantes, alunos e professores. Esses aparelhos tecnológicos foram fundamentais para o desenvolvimento dos palestrantes no Chá Pedagógico e da nossa aprendizagem. Sem a tecnologia nos dias de hoje nada teria acontecido como o esperado que foi muito bom e contribuiu para nossa formação.


Equipe: LIDIANE MARIA DA SILVA.
              LUCIVÂNIA LIMA DA SILVA.
              VIVIAN MARIA DA SILVA.


Trabalho 6

TOME UM CHÁ DE CONHECIMENTO




Entrevista com uma aluna do 2º Normal Médio

Fale sobre o Chá Pedagógico

O Chá pedagógico iniciou no dia 21 de setembro ( terça-feira) com uma palestra da Cristina Chagas com o tema: Ética e prática pedagógica buscando um trabalho de boa qualidade e utilização do data show ,filmadora e câmeras digitais; na 4ª feira ,tivemos as professoras Joanes e Aldair com a palestra muito produtiva sobre prática pedagógica.Deixando para nos que “Ensinar não é apenas transferir conhecimentos ,exige consciência do inacabado”. E o professor Tony abordou a importância do tema Planejamento caracterizando a flexibilidade do objetivo e o realismo na prática docente. Na quinta-feira tivemos o temas também muito importante que nos chamou a atenção como foi no tema “inclusão : direito de todos” com as professoras muito bem preparadas ,pois, o seu cotidiano é trabalha a inclusão de alunos na Escola Professora Elizabeth Lyra. Deixaram a mensagem que a inclusão torna-se como objetivo principal e unificado de pessoas com todo ambiente escolar.

Para encerar na sexta- feira começamos com a professora Anelúcia uma das primeiras professoras do curso Normal médio da nossa Escola . A mesma refletiu sobre o Ensino Fundamental em nove anos.

Todo o evento foi vivido com a intermediação das novas tecnologias como: data show,filmadora,câmeras digitais e som.



Equipe:Suênia,Estela,Francielle,Anaidy

Professora: Cecília Ribeiro

2º Normal Médio A - Manhã


2 comentários:

  1. Eu quero informar que foi um grande prazer fazer esse trabalho junto aos meus colegas e professoras pois é muito gratificante fazer um trabalho que possa ajudar de alguma forma quem ler esses trabalhos quero também da os parabêns aos meus colegas e amigos pelo trabalho bem feito e espero que osoutros sejam melhores que esses.

    Aluno: ERISVALDO DE SOUZA MALAQUIAS
    ÉRIE:2°NM A

    ResponderExcluir
  2. Professora parabéns pelo trabalho... Aproveitando a oportunidade tbém sou prof de NTC em uma escola estadual (Esc Prof Manoel Joaquim Leite)Cedro PE gostaria se possível enviasse a OTM desta disciplina. Andevanio Leite Cavalcante. e-mail andevanio@hotmail.com

    ResponderExcluir